Reciclagem

O zinco laminado é reciclável

O zinco é potencialmente reciclado a 100 %. NA Europa, 95% do zinco laminado utilizado provêm da reciclagem.

alt


Este êxito explica-se pela excelente organização do caminho da reciclagem.

 

Facilidade de desmontagem

No fim de vida, os produtos em zinco laminado utilizados nos edifícios, são tradicionalmente recuperados pelos instaladores. O zinco antigo é recuperado principalmente nos trabalhos ligeiros, como sejam a troca dos sistemas de evacuação de águas pluviais ou de uma cobertura ou menos vezes aquando a demolição de um edifício antigo.
Tendo em conta a quantidade de zinco utilizado na construção na Europa ocidental, estima-se que a quantidade de zinco laminado velho seja na ordem das 100 000 t/ano, concentrados essencialmente em França, Alemanha e Benelux. Com preços de compra elevados e com utilização corrente e estável deste tipo de sucata na Europa, os recursos anuais deverão manter-se ao nível actual durante a próxima década, ou mais.

Bons Preços O preço das sucatas de zinco é bastante inferior ao dos lingotes de zinco puro na bolsa de metais de Londres (LME).

Os principais utilizadores de produtos em zinco laminado velho são os produtores de zinco de 2ª fusão, os produtores de latão e de óxido e zinco, todos localizados na Europa. Se bem que 100% do zinco velho recuperado sejam recicláveis, a taxa de recuperação é na realidade menor que 95% do recurso nos dias de hoje.