Consumo de energia

O zinco laminado consome pouca energia

A quantidade de energia necessária para a produção de zinco a partir do minério é baixa em relação ao fabrico de outros metais não ferrosos utilizados na construção (alumínio, cobre, aço inoxidável). As emissões de CO2 e de gases de efeito de estufa são proporcionalmente menores. Para alem disso, o fabrico de zinco a partir de zinco reciclado em lugar do minério consome ainda menos energia. Por outro lado, a energia necessária para transformar o zinco metálico (lingote) em zinco laminado para aplicações n a construção (2 MJ/Kg) é baixo comparativamente com a consumida por outros metais.

alt


Num futuro próximo, o progresso dos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento sobre a reciclagem permitirão a substituição de quantidades cada vez maiores de minério de zinco por zinco reciclado. Isto vai contribuir ainda mais para a redução do consumo total de energia.

1)Estudo europeu do perfil ecológico da produção de zinco primário conduzido por Drº I Boustead e Dr. W. T. Dove, para a Associação Internacional de Zinco.
2)Dados UM
3)Metais para coberturas e fachadas. Recomendações 2000/1 do KBOB, Suiça