Processo industrial na VMZINC

A VMZINC possui dois laminadores em França, assim como implantações industriais na Bélgica, Alemanha, Suiça e Eslováquia.

Processo de fabrico

1ª Etapa : Fundição do zinco

A primeira etapa da produção consiste em fundir o metal puro a 99,995%, obtido em cátodos aquando da operação da electrólise, e na elaboração da liga líquida pela adição controlada de cobre e titaneo, numa série de fornos de indução.

2ª Etapa : Solidificação do zinco

O líquido resultante é, em seguida transferido para uma máquina de fundição contínua, para solidificação sob a forma de uma banda com uma dezena de milímetros de espessura e com cerca de 1 metro de largo chamada “brame”. O arrefecimento energético numa máquina permite obter uma estrutura solidificada fina e homogénea.

3ª Etapa : Laminagem do zinco.

A « brame » é, em seguida, laminada em contínuo, entre 3 a 5 passos, para obter a espessura final desejada. A temperatura, a velocidade de laminagem e a taxa de redução em cada passo são controladas precisamente a fim de obter as características dimensionais e mecânicas programadas.

4ª Etapa : Enrolar o zinco

A última etapa consiste em enrolar o zinco laminado em bobines, de peso e largura desejada (quatro toneladas máximo) em linhas especificas de acabamento. As bobines são em seguida cortadas em chapas ou rolos que servem de base para a realização de produtos transformados ou para colocar em obra.

  alt

alt

Transformação

As chapas e bobines provenientes deste processo de fabrico são utilizadas pelos colocadores nas sua oficinas e em obra. São também utilizados para a produção de produtos transformados nas fábricas VMZINC (Chapas perfiladas para cobertura e sistemas de evacuação de águas pluviais) assim como nos parceiros VMZINC.