Processo industrial na VMZINC

A VMZINC possui dois laminadores em França, assim como implantações industriais na Bélgica, Alemanha, Suiça e Eslováquia.

La organización 

La sede de la marca está ubicada en Montreuil (Seine-Saint-Denis), y los centros de producción en Auby (Nord), Viviez (Aveyron) y Bray-et-Lû ( Val-d'Oise). Todas estas ciudades están en Francia.

Este sistema se ha complementado recientemente con nuevos emplazamientos industriales en Alemania, Suiza y Eslovaquia (fábricas de piezas perfiladas y accesorios en zinc, cobre, acero galvanizado y acero inoxidable) así como en Bélgica, España, Dinamarca, Hungría (centros de almacenamiento). La multiplicidad de sitios refuerza la proximidad de la marca con una clientela cada vez más internacional, así como la calidad del servicio y la eficiencia de la logística de entrega.


Processo de fabrico

Algumas explicações sobre o nosso processo de fabrico:

ETAPA 1 : Fundição do zinco

ETAPA 1 : Fundição do zinco

A primeira etapa da produção consiste em fundir o metal puro a 99,995%, obtido em cátodos aquando da operação da electrólise, e na elaboração da liga líquida pela adição controlada de cobre e titaneo, numa série de fornos de indução.

ETAPA 2 : Solidificação do zinco

ETAPA 2 : Solidificação do zinco

O líquido resultante é, em seguida transferido para uma máquina de fundição contínua, para solidificação sob a forma de uma banda com uma dezena de milímetros de espessura e com cerca de 1 metro de largo chamada “brame”. O arrefecimento energético numa máquina permite obter uma estrutura solidificada fina e homogénea.

ETAPA 3 : Laminagem do zinco.

ETAPA 3 : Laminagem do zinco.

A « brame » é, em seguida, laminada em contínuo, entre 3 a 5 passos, para obter a espessura final desejada. A temperatura, a velocidade de laminagem e a taxa de redução em cada passo são controladas precisamente a fim de obter as características dimensionais e mecânicas programadas.

ETAPA 4 : Enrolar o zinco

ETAPA 4 : Enrolar o zinco

A última etapa consiste em enrolar o zinco laminado em bobines, de peso e largura desejada (quatro toneladas máximo) em linhas especificas de acabamento. As bobines são em seguida cortadas em chapas ou rolos que servem de base para a realização de produtos transformados ou para colocar em obra.

Transformação

As chapas e bobines provenientes deste processo de fabrico são utilizadas pelos colocadores nas sua oficinas e em obra. São também utilizados para a produção de produtos transformados nas fábricas VMZINC (Chapas perfiladas para cobertura e sistemas de evacuação de águas pluviais) assim como nos parceiros VMZINC.

Os nossos locais de produção em França

Auby (Nord)

Auby (Nord)

Criado em 1869, o site Auby aloja um dos dois trens de laminagem. É especializada na produção e transformação em massa de produtos de zinco laminados e longos.

Historia de la planta:

1869. Construida por la Real Compañía Asturiana de Minería, la fábrica de Auby se dedica al refinado de calamina (asociación zinc-carbono) mediante un proceso térmico.

1970. Instalación del tren de laminación.

1975. Implementación del proceso hidrometalúrgico (electrólisis) para el refinado de zinc, que aumenta la capacidad de producción a 100.000 tn de zinc por año.

1987. Sustitución de la calamina por blenda (asociación zinc azufre). Se abandona el proceso jarosita en favor del proceso goethita, más respetuoso con el medio ambiente.

2005. Venta de la actividad de electrólisis (zinc crudo) a Nyrstar.

Viviez (Aveyron)

Viviez (Aveyron)

A fábrica de Viviez está equipada com o segundo laminador de produção VMZINC. Viviez é também um centro especializado na gestão da produção industrial de VMZINC e VMZ Zinco mais zinco pré-patinado. Depois de duplicar a sua capacidade de produção em 2006, a fábrica de Viviez é agora o maior local de produção de zinco pré-patinado do mundo.

História da planta:

1855. Construção da fábrica na fábrica, escolhida pela sua proximidade com os depósitos de minério de zinco (e carvão).

1871. Venda do moinho de cobre e do laminador de Vieille Montagne.

1922. Lançamento da electrólise do zinco, que irá funcionar até 1987.

1969. Construção do laminador.

1987. Cessou a produção de zinco em bruto, transferido para a fábrica de Auby.

1988. Instalação da primeira linha industrial para a produção de ANTRA-ZINC pré-patinado.

1997. Início da produção da segunda linha de produção pré-patinado.

2006. Lançamento da maior linha de produção de zinco pré-patinado do mundo.

Bray-et-Lû (Val-d’Oise)

Bray-et-Lû (Val-d’Oise)

A fábrica Bray-et-Lû, especializada no fabrico de produtos processados, acessórios e ornamentos, produz 20.000 toneladas de produtos processados por ano (agulhetas, acessórios, elementos de cobertura, revestimentos e produtos ornamentais).

História da planta:

1837. Vieille Montagne compra a fábrica, que se encontra no local de uma antiga fábrica. A energia motriz necessária para rolar, inicialmente fornecida por uma queda de água da Epte, foi progressivamente fornecida por maquinaria (motor a vapor e depois electricidade).

1873. Diversificação do fabrico (tubos gotejadores, caleiras).

1982. Paragem do laminador. A fábrica é agora especializada no processamento de produtos acabados.

1988. Instalação de uma escola de formação.

2000. Integração dos Ateliers d'Art Français.

2007. 4.700 m2 de extensão da sala de expedição e sala de processamento.

História da VMZINC

Etiquetas e Normas