Qualidades do zinco

Qualidades do zinco e o porquê da sua escolha

O zinco é um material maleável e vivo que permite ser trabalhado facilmente (corte/quinagem/perfilagem), envolvendo harmoniosamente as formas e as estruturas de uma construção.


Este nobre material melhora com a passagem dos anos graças à sua oxidação natural, que lhe confere uma durabilidade excelente e uma manutenção extremamente limitada.


VMZINC multiplica as qualidades, permitindo aos arquitectos uma enorme liberdade criativa:
 

  • Durabilidade

    O VMZINC oferece aos edifícios soluções de revestimento duráveis, capazes de suportar a maioria dos climas do planeta:
    - Estanquicidade à água e neve a partir de 5% de inclinação.
    - Fácil gestão de dilatação/contracção, das depressões causadas pelos ventos, de sobrecargas climáticas e da não propagação do fogo.
    Melhor que qualquer outro material, graças às suas características mecânicas, o zinco permite ao conjunto dos sistemas de evacuação de águas pluviais suportar as mais violentas intempéries, tal como a neve, grandes variações de temperatura, os raios UV nas zonas muito solarengas.
     
  • Maleabilidade

    A criatividade dos arquitectos é sem limites e assim é o zinco. Graças à sua maleabilidade, este conjuga-se com as formas mais originais, sublinhando a volumetria do edifício e graças à facilidade de trabalho um revestimento em VMZINC adapta-se a qualquer forma projectada.
    Em cobertura como em fachada, o VMZINC oferece uma grande liberdade de projecto: o material adapta-se a qualquer inclinação a partir de 5% até à vertical. Adapta-se a formas complexas dificilmente executáveis com outros materiais e dobra-se em pequenos raios de curvatura graças à sua inegável maleabilidade.
    O operário pode trabalhar facilmente as evacuações de águas pluviais e fazer acabamentos complexos em obra, que seriam impossíveis de fazer com outros materiais, nomeadamente o PVC que não tem a mesma maleabilidade.
   Arcey (France) malleable
  • Adaptabilidade

    Os produtos VMZINC adaptam-se a todos os tipos de edifício permitindo uma total liberdade de expressão arquitectónica.
    Montagem mais ou menos marcadas e sem fixação aparente adaptando-se às formas mais complexas (cónicas, curvas ou dupla curvatura). Resolve os problemas dimensionais por alterações em obra. Realização de detalhes de execução discretos ou exacerbados, segundo uma coerência global do projecto desejada pelo projectista.

  • Reciclagem

    O zinco é um metal respeitador do ambiente, beneficiando dum balanço energético global muito favorável. 100% dos produtos em zinco laminado ou trabalhado são recicláveis no fim do seu ciclo de vida e destes 95% são realmente reciclados.
    O seu fabrico consome pouca energia comparativamente com outros metais utilizados na construção de edifícios.
    O zinco possui portanto uma boa vantagem sobre numerosos materiais ainda balbuciantes na via da reciclagem.