Ventilação

A ventilação assegura que a condensação não ocorra na parte inferior do zinco. A caixa-de-ar localizada entre o suporte e zinco permite a evacuação da humidade causada pela condensação interna. As regras seguintes aplicam-se a locais com moderada higrometria.
 

Regras para a ventilação das coberturas

A caixa-de-ar é necessária para a evacuação da humidade. Se para além disso, ocorrerem infiltrações, a humidade pode ser absorvida pelo suporte de madeira e evacuada pela caixa-de-ar. Esta caixa-de-ar deve ter no mínimo uma espessura de 40 mm. Se o comprimento a ventilar for superior a 12 ml, o mínimo deve ser aumentado para 60 mm. Para assegurar a correcta ventilação deve ser efectuadas aberturas na parte inferior e superior.

Regras de ventilação para fachadas

Em geral, as fachadas dos edifícios podem ser divididas em duas categorias principais:
- Fachada não ventilada: é um revestimento de fachada não ventilado, o edifício é completamente isolado do exterior pela fachada. Normalmente nestes casos não existe ventilação no interior do revestimento.
- Fachada ventilada: é um revestimento de fachada que pode permitir a entrada de alguma água. O espaço por detrás do revestimento é drenado e a ventilação existente permite a rápida remoção dessa água.
 
 
Para a maior parte dos revestimentos em zinco, a caixa-de-ar deve ter no mínimo 20 mm para garantir a entrada e a saída do ar.